Disciplina optativa de libras

A disciplina será oferecida na modalidade 100% a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os alunos interessados devem fazer a ...

Crescer com qualidade

A Missão da Anhanguera está focada na promoção do ensino eficiente, com a qualidade necessária ao bom desempenho das futuras atividades profissionais dos estudantes, para que, com competência e ética...

A Anhanguera de Bauru

têm rico acervo e infraestrutura completa, com salas de estudo e vídeo. Todas integram o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), pelo qual é possível localizar os títulos disponíveis nas diferentes localidades...

O Futuro profissional de ADM

Proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder ajudando os funcionários para que eles possam crescer junto com a empresa...

Planejar e agir

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração...

Responsabilidade Social


A Anhanguera é reconhecida pelo compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos no processo educacional. O Programa de Extensão Comunitária (PEC) garante a interação de professores e estudantes da instituição com as comunidades onde estão instaladas as unidades de ensino da Anhanguera. Os projetos são desenvolvidos em parceria com organizações governamentais e não governamentais.
Através de diversos projetos e programas educacionais, o PEC alinha os vários segmentos da sociedade às discussões sobre sustentabilidade que acontecem dentro da Anhanguera, distinguindo-a como uma instituição cidadã. Para os alunos, além do exercício da cidadania e a possibilidade de contribuir com a melhoria de vida das comunidades, o programa é uma grande oportunidade para aliar conhecimento teórico à prática da profissão escolhida.

Bibliotecas


Bibliotecas

Consideradas grandes salas de aprendizagem, as bibliotecas da Anhanguera dão suporte aos cursos oferecidos na universidade, nas faculdades e centros universitários da instituição. Juntas formam o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBLI), atendendo toda a comunidade acadêmica em suas necessidades bibliográficas.
Com rico acervo, as bibliotecas da Anhanguera contam com recursos tecnológicos, espaços físicos adequados, serviços e produtos. Também têm convênio com as bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além disso, é parceira da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), para a realização de empréstimos entre as bibliotecas das instituições.
CONSULTE O SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS CONHEÇA A BIBLIOTECA VIRTUALORGANIZAÇÃO PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
(NORMAS BIBLIOGRÁFICAS)
 CONHEÇAACERVO DAS BIBLIOTECAS DA ANHANGUERA (2012)CONHEÇA A EBSCO - PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS

Serviços

Entre os serviços oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBLI), é possível destacar:

  • Consulta local;
  • Reserva on-line;
  • Visita orientada;
  • Empréstimo entre bibliotecas;
  • Acesso a serviço de cópias de documentos da instituição;
  • Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos;
  • Horário de funcionamento adequado aos períodos dos cursos ministrados.
    • Faculdade Anhanguera de Bauru

      De segunda a sexta-feira: das 13h às 22h30min
      Sábado - das 8h às 16h

Convênios

A Anhanguera tem convênio com o sistema de bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além disso, tem como parceira a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), para realização de empréstimos entre as bibliotecas.
Por meio destes convênios, os alunos de graduação e pós-graduação têm à disposição todo o acervo das três instituições de ensino.

Missão, Visão e Valores


MISSÃO
Promover o ensino de forma eficiente e com um grau de qualidade necessário ao bom desempenho de futuras atividades profissionais dos educandos para que, de modo competente e ético, possam desenvolver seus projetos de vida como cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.

VISÃO
Ser a maior instituição de Ensino Superior do Brasil e que ofereça aos estudantes mais acesso à educação de qualidade, parainclusão ascensão social.

CRENÇAS E VALORES
Que o bom ensino, ministrado de forma eficiente e com qualidade e seriedade, traduz-se numa aprendizagem eficaz e útil ao estudante para que desenvolva suas habilidades e competências com vistas ao seu projeto de vida.
Que o Ensino Superior de qualidade, além de atender aos interesses e anseios dos educandos, baseia-se na qualidade dos professores e de outros agentes educacionais que interagem na formação discente.
Que a educação continuada dos docentes, agentes formacionais de excelência, bem como sua estabilidade emocional e funcional, são fundamentais para sua qualificação, capacitação e atualização.
Que o bom Ensino Superior, para uma aprendizagem eficaz, deve ter embasamento teórico e prático, quer pelo emprego de metodologias apropriadas, quer pelo uso de tecnologias educacionais e da informática, como multimeios auxiliares, além do uso sistemático do livro-texto em cada disciplina.
Que o processo de aprendizagem, para ser eficiente e eficaz, deve ser fomentado e implementado constantemente, além de avaliado em função dos objetivos propostos, de forma coerente, nos termos do projeto pedagógico de cada curso.
Que ao aprendizado formal deve ser acrescentado o estudo e a prática da ética, para a formação de um cidadão consciente dos seus deveres e direitos, para uma vida social compartilhada e solidária.
Que os alunos são corresponsáveis pelo aprendizadoeficiente e eficaz, devendo dedicação a propósitos, compromissos, metas e objetivos assumidos.
Que os alunos desenvolverão suas habilidades e competências quando motivados pelos docentes, hoje entendidos comofacilitadores da aprendizagem.
Que a responsabilidade social da Instituição compreende os preceitos de inclusão social e promoção da igualdade de direitos e oportunidades, com vistas à ascensão dos indivíduos da sociedade globalizada.
Que é dever da Instituição e de seus educandos o respeito, a promoção e a defesa dos direitos humanos, da qualidade de vida e do meio ambiente.

Unidade Bauru



Infraestrutura

Biblioteca

As bibliotecas da Anhanguera têm rico acervo e infraestrutura completa, com salas de estudo e vídeo. Todas integram o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), pelo qual é possível localizar os títulos disponíveis nas diferentes localidades.
A instituição também tem convênio com as bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de ser parceira da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), para a realização de empréstimos entre as bibliotecas das instituições.

Anfiteatro

Tem dois anfiteatros com capacidade para 200 pessoas cada, equipados com sistema de som e equipamentos multimídia.

Cantina

Por meio de seus parceiros, a Faculdade Anhanguera de Bauru oferece área de convivência com espaços dedicados à alimentação e ao convívio.

Laboratórios

  • Brinquedoteca
  • Laboratório de biologia
  • Laboratório de educação física
  • Laboratório de enfermagem
  • Laboratório de fisioterapia
  • Laboratório de hardware
  • Laboratório de microscopia
  • Laboratório morfofuncional
  • Laboratório multidisciplinar
  • Laboratórios de informática

Instituição


Anhanguera. Aqui, seu esforço ganha força.

Para realizar o sonho de estudar e construir uma carreira,
você pode contar com a Anhanguera.

Conheça a Anhanguera

Anhanguera Educacional organizou-se como uma companhia de capital aberto em 2003, sendo a sucessora da então existente Associação Lemense de Educação e Cultura, entidade mantenedora do Centro Universitário Anhanguera (Leme e Pirassununga); da Faculdade Comunitária de Campinas e das Faculdades Integradas de Valinhos. O mesmo ocorreu com o Instituto Jundiaiense de Educação e Cultura, entidade mantenedora da Faculdade Politécnica de Jundiaí e com o Instituto de Ensino Superior Anhanguera, entidade mantenedora da Faculdade Politécnica de Matão.
Essas associações, todas de natureza não lucrativa, foram a base legal para a transformação de cada uma delas em sociedades educacionais (nos moldes de sociedades anônimas): Sociedade Educacional de Leme S.A.,Sociedade Educacional de Jundiaí Sociedade Educacional de Matão, forma organizacional então pensada e preparada para a futura abertura de seu capital na Bolsa de Valores.
Dessas três sociedades anônimas surgiu a Anhanguera Educacional, hoje definida como a sociedade mantenedora de todas as demais unidades educacionais existentes, sejam faculdades, centros universitários ou universidades. Assim, desde 2004, os novos cursos e unidades orgânicas ou adquiridas estão sob a mantença da instituição.
Ao longo da sua trajetória, a Anhanguera Educacional vivenciou diversas fases de crescimento: a primeira, de expansão dos seus cursos superiores e da sua base física, até 1998; a segunda, de otimização e qualificação dos seus currículos e projetos pedagógicos, até 2003; e a terceira, de reorganização estrutural, administrativa e financeira, tendo esta última se dado com o ingresso de novos parceiros-sócios e investidores.

Objetivos

A Anhanguera tem como objetivo geral oferecer aos seus estudantes uma sólida base de conhecimentos, competências e habilidades. A intenção é desenvolver uma aprendizagem significativa, capacitando-os para implementar seus projetos de vida.

Conheça também os objetivos específicos da instituição:

  1. Conduta ética associada a responsabilidade social e profissional.
    1
  2. Desenvolvimento da capacidade de compreensão, produção e transmissão dos saberes adquiridos.2
  3. Desenvolvimento da capacidade de equacionar problemas e buscar soluções diante das demandas individuais e sociais.3
  4. Permanente busca de prevenção e solução dos conflitos individuais e coletivos, com vistas ao bem-estar social.4
  5. Desenvolvimento da capacidade de realizar investigações científicas e raciocínios logicamente consistentes, de leitura, compreensão e produção de textos em um processo comunicativo próprio ou em equipe, de julgamento e de tomada de decisões e, sobretudo de aprender a aprender, para sua educação permanente.5

Visão

A Anhanguera tem como visão ser uma das maiores instituições de ensino superior do mundo e oferecer aos seus alunos a melhor relação custo versus qualidade.

Valores e Crenças

  1. Ao aprendizado formal devem ser acrescentados o estudo e a prática da ética, contribuindo, assim, para a formação de um cidadão consciente dos seus deveres e direitos, dotado de uma vida social compartilhada e solidária.6
  2. Os alunos são corresponsáveis pelo aprendizado eficiente e eficaz, devendo dedicação aos propósitos, compromissos e objetivos assumidos.7
  3. Os alunos desenvolverão suas habilidades e competências quando motivados pelos docentes, hoje entendidos como facilitadores da aprendizagem.8
  4. A responsabilidade social da instituição compreende os preceitos de inclusão social e promoção da igualdade de direitos e oportunidades, com vistas à ascensão dos indivíduos na sociedade globalizada.9
  5. É dever da instituição e de seus educandos o respeito, a promoção e a defesa dos direitos humanos, da qualidade de vida e do meio ambiente.10
  6. O bom ensino, ministrado de forma eficiente, com qualidade e seriedade, traduz-se em uma aprendizagem eficaz, útil ao estudante, para que este desenvolva suas habilidades e competências com vistas ao seu projeto de vida.11
  7. O ensino superior de qualidade, além de atender aos interesses e anseios dos educandos, baseia-se também na qualidade dos professores e de outros agentes educacionais que interagem na formação discente.12
  8. O bom ensino superior, para resultar em uma aprendizagem eficaz, deve ter embasamento teórico e prático, quer pelo emprego de metodologias apropriadas, quer pelo uso de tecnologias educacionais e da informática como multimeios auxiliares, além do uso sistemático do livro-texto em cada disciplina.13


  9. O processo de aprendizagem, para ser eficiente e eficaz, deve ser fomentado e implementado constantemente, além de avaliado em função dos objetivos propostos, de forma coerente, nos termos do projeto pedagógico de cada curso.

Histórico


O início do grupo Anhanguera Educacional remonta a 1994, com a fundação das Faculdades Integradas Anhanguera, na cidade de Leme, no Estado de São Paulo, por um grupo de professores liderado por Antônio Carbonari Netto e José Luis Poli.
Até 2003, o grupo Anhanguera Educacional era formado por quatro instituições, que juntas somavam uma média de 8.848 alunos matriculados em suas sete unidades, localizadas em seis cidades no estado de São Paulo.
Ainda em 2003, foi constituída a Anhanguera Educacional S.A. (“AESA”) mediante a incorporação das quatro instituições que formavam o grupo Anhanguera Educacional à época. Nesse ano, o Instituto Superior de Comunicação Publicitária (“ISCP”), entidade mantenedora da Universidade Anhembi Morumbi, tornou-se acionista da AESA, mediante a subscrição de novas ações. Além dos recursos aportados no capital social da AESA, o ISCP também contribuiu com o conhecimento de seus controladores acerca do setor de educação brasileiro.
Com os recursos financeiros aportados pelo ISCP no capital social da AESA, foram abertos novos Câmpus em três cidades do interior do Estado de São Paulo. Ao final de 2005, a rede de ensino do grupo já contava com 10 Câmpus.
Em 2005, o ISCP permutou sua participação acionária na AESA por quotas do Fundo de Educação para o Brasil - Fundo de Investimento em Participações (“FEBR”), um fundo de investimentos criado e administrado pelo Pátria Investimentos e Participações Ltda. (“Pátria”), que captou e investiu novos recursos na AESA. Além dos recursos aportados, o FEBR também obteve uma linha de crédito de US$ 12 milhões junto ao International Finance Corporation. Esses recursos foram contribuídos ao capital social da AESA em troca de novas ações e utilizados para financiar suas estratégias de aquisição e expansão orgânica. Como resultado destas operações, o FEBR se tornou o acionista controlador da AESA.
Em 2006, foram adicionados três novos Câmpus à rede de ensino da Companhia, sendo dois deles por meio da aquisição de duas mantenedoras nos Estados de Goiás e São Paulo e o outro mediante crescimento orgânico no Estado de São Paulo.
Em 19 de dezembro de 2006, os acionistas da AESA, por meio de um veículo específico denominado Viana do Castelo Administração de Bens S.A. (“Viana do Castelo”), adquiriram 100% das ações de emissão da Anhanguera Educacional Participações S.A. (à época denominada Mehir Holdings S.A., “Companhia”), sociedade de capital aberto constituída em 2001 e registrada na Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) sob o nº 18.961. Em 29 de dezembro de 2006, o FEBR contribuiu ao capital social da Companhia por meio das ações detidas no capital social da AESA, com o consequente aumento do capital social da Companhia. Ato subsequente, o FEBR permutou parte de suas ações no capital social da Companhia pela totalidade das ações detidas pelos acionistas Antonio Carbonari Netto, José Luis Poli, Erik Carbonari, Alex Carbonari e Cláudia Maria Fontanesi Poli de emissão da AESA. Em seguida, o FEBR contribui suas recém adquiridas ações de emissão da AESA em novo aumento de capital da Companhia. Desta forma, a Companhia passou a deter a totalidade das ações de emissão da AESA.
Em março de 2007, foi concluída a oferta primária e secundária de ações da Companhia, com a emissão de 20 milhões de novas Units, ao preço de R$ 18,0 por Unit, cuja homologação e entrada dos recursos ocorreu em 14 de março de 2007. A operação resultou na captação bruta de R$ 360,0 milhões.
Ao longo de 2007, foram adicionados 13 novos Câmpus à rede de ensino da Companhia por meio da realização de aquisições, o que ampliou sua presença em três regiões do país - Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Além disso, a Companhia também cresceu organicamente adicionando 5 novos Câmpus à sua rede de ensino.
Em 2008, a Companhia continuou a sua expansão por meio da adição de 21 Câmpus à sua rede de ensino, sendo 6 novos Câmpus abertos organicamente e 15 Câmpus adquiridos de terceiros.
Em abril de 2008, foi concluída nova oferta primária de Units, resultando em captação de R$ 508,0 milhões.
Além das aquisições de Câmpus, a Companhia realizou em 2008 duas aquisições que possibilitaram ampliar seus canais de distribuição e os produtos oferecidos. Em 10 de julho de 2008, a Companhia adquiriu, por meio de sua subsidiária Anhanguera Educação Profissional Ltda., 30% das ações da Escola de Profissões S.A. (“Microlins”), passando a contar com os mais de 500 mil alunos de ensino profissionalizante da instituição investida. Em 6 de outubro de 2008, a Companhia adquiriu a totalidade das quotas do capital social da LFG Business e Participações Ltda. (“LFG”), sociedade detentora de toda rede LFG, incluindo as marcas LFG, Prima, Rede Pró e Premier. Na época, a LFG possuía 70 mil alunos matriculados em 62 cursos oferecidos em sua rede de 322 Polos de Ensino a Distância.
Em 2009, a Companhia continuou sua expansão por meio da adição de 4 novos Câmpus à sua rede de ensino e da fusão de 4 Câmpus em 2.
Em dezembro de 2009, o FEBR, José Luis Poli, Claudia Maria Fontesi Poli, Alex Carbonari, Erik Carbonari e Giulianna Carbonari Meneghello, acionistas da Companhia, realizaram uma oferta secundária de 33,35 milhões de Units de emissão da Companhia. Após a realização da oferta, o FEBR permaneceu como controlador e maior acionista da Companhia, passando a deter 63,02% do capital social votante e 24,16% do capital social total da Companhia.
Em 10 de junho de 2010, a Companhia realizou, por meio de sua subsidiária Anhanguera Educação Profissional Ltda., juntamente com seu sócio José Carlos Semenzato, a venda da totalidade de sua participação no capital social da Microlins para a Multi Brasil S.A., pelo valor de R$ 33,7 milhões.
Em Assembleia Geral Extraordinária da Companhia, realizada em 30 de setembro de 2010, a Companhia aprovou a incorporação de sua subsidiária integral LFG, o que não gerou qualquer alteração patrimonial na Companhia, tendo em vista que os resultados da LFG já estavam consolidados em seus resultados.
Em 29 de outubro de 2010, os acionistas da Companhia aprovaram (i) a conversão da totalidade das ações preferenciais de emissão da Companhia em ações ordinárias na razão de 1 ação preferencial para 1 ação ordinária e a conseqüente extinção das Units; e (ii) o grupamento de ações ordinárias na razão de 7 ações ordinárias para 1 nova ação ordinária, de forma a manter a continuidade das negociações das ações de emissão da Companhia na BM&FBOVESPA.
Em dezembro de 2010, foi concluída a 3ª oferta primária de emissão de 23.000.000 ações ordinárias da Companhia. A operação resultou na captação bruta de R$844,1 milhões.
Em 2010, por meio da realização de uma aquisição, a Companhia continuou sua expansão por meio da adição de 4 novos Câmpus à sua rede de ensino e da fusão desses 4 Câmpus em 2. Essa aquisição representou a entrada da Companhia no estado do Rio de Janeiro e fortaleceu sua presença na Região Sudeste. A Companhia encerrou o ano de 2010 com 56 Câmpus e mais de 500 Polos em sua rede de ensino.
Em 2011, a Companhia continuou sua expansão por meio da adição de 18 novos Câmpus à sua rede de ensino e da adição de um Câmpus pré-operacional em Brasília, além da descontinuidade de um de seus Câmpus na cidade de Ponta Porã, resultando em um total de 73 Câmpus até dezembro de 2011.