Trote Solidário 2013


A INOVAÇÃO DO TROTE SOLIDÁRIO NA ANHANGUERA

Estudantes vão utilizar plataforma de vídeo e as redes sociais para disseminar as ações realizadas com escolas públicas em todo o Brasil. Ação vale prêmios aos melhores.
Sempre contrárias aos trotes violentos, as unidades da Anhanguera, através do Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária - IASEC, organizam há alguns anos a recepção dos calouros com ações educativas e projetos sociais. Este ano, dia 18 de fevereiro, começa o Trote Solidário que será voltado para as escolas públicas de Ensino Médio, com o tema "Acolha uma Escola", e que vai utilizar as redes sociais para disseminar os conteúdos produzidos pelos alunos.
"A Anhanguera Educacional é signatária do Pacto Global da ONU, e por consequência, se compromete com os objetivos do milênio deste organismo internacional. Resolvemos focar no 2 objetivo, ’ensino básico universal’, demonstrando a responsabilidade social da instituição e o seu comprometimento na prática", relatou Gibson Zucca da Silva, Gestor do IASEC.
O projeto de tutoria universitária da Anhanguera, Futuro Certo, foi o grande inspirador para a ação do Trote Solidário de 2013. "O Trote Solidário deste ano converge com o Futuro Certo. Neste projeto, os alunos do ensino superior serão tutores voluntários de alunos das escolas públicas do ensino médio, no apoio à aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Essas ações, juntas, reforçam o compromisso da Anhanguera com o desenvolvimento da cidadania e da educação", complementa Gisele Pinheiro, Diretora Estratégica de Operações Pedagógicas.
Os alunos ingressos na graduação de cursos presenciais, que quiserem participar do Trote Solidário, deverão formar grupos de até dez pessoas para planejar e organizar uma ação de responsabilidade social, que pode ser pedagógica, recreativa, esportiva, cultural, estrutural ou informativa, com escolas de ensino fundamental. Além disto, devem idealizar um vídeo de até três minutos sobre a ação, publicá-lo no Youtube e cadastrar a equipe no hotsite do Trote Solidário.
"Sabemos da força que as redes sociais exercem nos jovens de hoje em dia. O nosso objetivo é aproveitar isso e disseminar o conceito de responsabilidade social, que é muito importante para a nossa instituição, ao mesmo tempo em que engajamos a comunidade acadêmica em prol da melhoria da educação básica em todo o Brasil", explica Patrícia Abreu, diretora de Marketing da Anhanguera Educacional.
Isto tudo porque os vídeos inscritos serão submetidos à avaliação popular. Os dez com o maior volume de "curtidas" serão os pré-selecionados para apuração da comissão julgadora. As premiações, como tablets, celulares e kit multimídia, serão entregues para os dois melhores vídeos selecionados, os alunos e as escolas receberão os prêmios.
"Tendo vídeos dos alunos no Youtube teremos uma exposição mais que positiva da marca no meio digital, além de promover o engajamento dos alunos que buscarão o maior número de visualizações dos seus vídeos", disseJuliana Brito, Gerente de Relacionamento.
Você também pode votar nos melhores vídeos! A partir de 18 de fevereiro acesse www.anhanguera.com/trote-solidario. Os resultados saem dia 14 de maio no hotsite.