Dia Internacional da Mulher


No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Essa data foi uma homenagem para retratar um fato histórico muito triste cometido contra mulheres trabalhadoras americanas, que ao reivindicar seus direitos e igualdade perante os trabalhadores homens, foram trancadas e queimadas dentro da fábrica onde trabalhavam. Uma história realmente triste, mas que foi um marco para uma trajetória repleta de mudanças, conquistas e vitórias por mulheres ao longo do tempo.

Quem disse que as mulheres precisam ser consideradas, valorizadas e comparadas como nós homens? Por que elas merecem serem tratadas com a mesma igualdade com que os homens são tratados? 

Vivemos em um país livre, democrático, porém, ainda cheio de preconceitos quando o assunto é igualdade, pois uma sociedade justa, torna-se em muitos casos injusta, e a mulher não recebe a atenção e reconhecimento que merece, não por ser um sexo frágil, mas por ser simplesmente mulher. Nesse dia tão festejado, cheio de emoções e homenagens, é comum uma mulher receber flores, rosas, presentes, abraços e um lindo discurso, sendo assim, que tal falarmos das mulheres da Anhanguera?

Professoras, funcionárias, alunas. Mulheres de todas as idades, gostos, costumes e gêneros, que são avós, mães, esposas, sogras, tias, cunhadas, noras, simplesmente mulheres. Fortes, frágeis, delicadas, comunicativas, tímidas, amigas, participativas, observadoras, sorridentes, acanhadas, estudiosas, dedicadas, acomodadas, empreendedoras, ativas, mulheres de todos os tipos, que muitas vezes ocultam suas qualidades, outrora colocam pra fora o brilho que possui, deixando ensolaradas suas noites.

Trabalham fora, cuidam da casa, dos filhos, deixam tudo em ordem para a noite irem a faculdade realizarem seu sonho, atingir seu objetivo, massagear seu ego, buscar o conhecimento, preservar amizades, quebrar preconceitos, se valorizarem cada dia mais. Essas mulheres conseguem fazer do dia uma perspectiva, das noites uma conquista diária, e mudam sua história com muita luta, bem diferente da luta que deu origem à comemoração do seu dia.

Como deixar passar em branco essa data, se são essas mulheres que nos enchem de alegria, nos tiram sorrisos, as vezes o fôlego, nos deparamos com mulheres dramáticas, alegres, guerreiras, sorridentes, choronas, faladeiras, quietas. Não teria graça se elas não existissem, pois teríamos noites escuras e não ensolaradas como são as que passamos na Faculdade.

Como homenagear essas mulheres? Elas são a sua própria homenagem, são símbolos, partes integrantes da história de todos nós. Difícil compreendê-las, simples entendê-las e fácil gostar delas.

Obrigado a vocês, mulheres brilhantes, que fazem a diferença diariamente na vida de todos nós, que demonstram através da força de vontade; determinação, simplicidade nas palavras e atitudes, que é possível mudar a própria história, e servir de exemplo para muitos homens, ao ponto de não precisarem lutar ou brigar por seus direitos, mas simplesmente para serem admiradas e respeitadas por todos nós.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Autor: Prof. Jairo César Pereira

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.